top of page

História do Lago Paranoá

O Lago Paranoá tem muita história para contar. Uma delas é a história sobre a Vila Amaury. Você já ouviu falar nela? Não? Contamos para você! Em 1959, quando a construção de Brasília estava em andamento, cerca de 16 mil operários, juntamente com suas famílias, trabalhavam na edificação do Congresso Nacional e dos Ministérios. Era o tempo em que a Nova Capital da República – Brasília, estava em construção.

Esses operários moravam em um acampamento chamado Vila Amaury, o qual foi criado por um dos funcionários da NOVACAP. Seu nome era Amaury Almeida, um dos engenheiros que participava da obra de construção da capital do Brasil. Na época conduzia o movimento pró-moradia e era o responsável por organizar a chegada dos novos migrantes e alojá-los.

O acampamento provisório compreendia uma verdadeira “Vila”: tinha bares, restaurantes, lojas, comércio em geral, e até um miniparque de diversões. Hoje, se a Vila ainda existisse, estaria situada no declive aos fundos de onde atualmente estão o Iate Clube de Brasília e o Grupamento de Fuzileiros Navais.

À época o local era provisório e os trabalhadores que ali foram morar sabiam disso. Em 1959, quando a obra da barragem do Lago Paranoá foi encerrada e as comportas fechadas, os moradores da vila precisavam sair. Mesmo assim, se recusavam a deixar o local sem que antes lhes fossem oferecidas moradias para suas famílias.

Durante oito meses, as águas avançaram mansas e lentamente, sobre a terra seca. Por isso, a NOVACAP teve que dar um ultimato aos moradores, ordenando que saíssem, visto que, a água do Lago já atingia a altura dos joelhos das pessoas.

Foi neste contexto de apreensão que, muitas famílias da Vila Amaury foram transferidas para Taguatinga, Gama e, principalmente, para Sobradinho, cidade que foi construída para abrigar os moradores. Como as comportas da barragem foram fechadas no período em que as chuvas começavam mais fortes, o lago encheu muito rapidamente e, não houve tempo para remover os barracos da vila e limpar a área que seria inundada.

bottom of page